Belém sem mitos: Jerónimos, Torre de Belém e a verdade dos Descobrimentos em Lisboa

Da central elétrica junto ao Tejo ao forte que guarda os nomes da Guerra Colonial: coches de ouro, pastéis de 1837, um mosteiro pago a pimenta, o Padrão e a Torre, contados por um lisboeta, com o brilho e o peso do império

Lisbon · 11 stops · 27 min audio · Generated

  1. 1. Central Tejo e MAAT: a fábrica da luz junto ao rio

    Avenida de Brasília, Central Tejo, 1300-598 Lisboa, Portugal

    Estás diante de um enorme edifício de tijolo vermelho, com chaminés altas e janelões de catedral industrial, e logo ao lado vês uma onda branca que parece ter saído do rio e ficado presa na margem. O de tijolo é a Central Tejo; a onda é o MAAT. Entre os dois cabem cem anos de Lisboa.

    A Central Tejo deu luz à cidade durante mais de meio século. Começou a produzir eletricidade em 1909 e foi crescendo aos bocados, ao ritmo a que Lisboa pedia mais corrente para os elétricos, para as fábricas e para as primeiras casas com lâmpadas. Lá dentro queimava-se carvão. Toneladas de carvão que chegavam de barco, eram descarregadas aqui mesmo, na margem, e engolidas pelas caldeiras de dia e de noite.

    Quem pagava esse progresso eram os fogueiros. Homens que passavam turnos inteiros a alimentar fornalhas, num calor que hoje nos parece impossível, cobertos de pó negro, com os pulmões a pagar a fatura anos mais tarde. Quando entrares, procura as fotografias deles... são a parte mais esquecida da história da eletricidade. A central foi perdendo importância, parou de produzir no início dos anos 70 e, em 1990, reabriu como Museu da Eletricidade.

    Em 2016 nasceu ao lado o edifício branco, desenhado pela arquiteta britânica Amanda Levete. Repara na pele: milhares de peças de cerâmica branca, em relevo, que apanham a luz do Tejo e mudam de tom ao longo do dia, uma piscadela de olho à velha tradição portuguesa do azulejo. E o melhor é que podes caminhar por cima dele. O telhado é uma praça pública, com a Ponte 25 de Abril ali ao lado e o rio inteiro aos teus pés.

    Agora uma coisa que poucos lisboetas sabem: há quinhentos anos, quase tudo à tua volta era água. A margem de Belém foi sendo ganha ao rio com aterros, sobretudo entre o fim do século XIX e o século XX, e as naus que partiam para a Índia saíam de uma praia que ficava muito mais para dentro, junto ao mosteiro. Guarda esta ideia, porque vai acompanhar-nos o caminho todo. Atravessa a linha do comboio pela ponte pedonal e segue para poente, em direção aos coches dos reis.

  2. 2. Museu Nacional dos Coches: o ouro sobre rodas

    Avenida da Índia 136, 1300-300 Lisboa, Portugal

    Tens à frente um bloco branco e cinzento suspenso sobre pilares, quase sem janelas, como uma caixa pousada no ar. Lá dentro guarda-se uma das maiores coleções de coches reais do mundo. E ali perto, junto ao palácio cor-de-rosa, fica o antigo Picadeiro Real, onde tudo começou.

    O museu nasceu em 1905, por vontade da rainha D. Amélia, que juntou as carruagens da Casa Real e as expôs no picadeiro onde os príncipes aprendiam a montar. Foi uma ideia moderna, quase visionária: a monarquia a transformar-se em museu... cinco anos antes de cair. Em 2015 a coleção mudou-se para este edifício novo, desenhado pelo arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Prémio Pritzker.

    As peças mais extraordinárias são três coches barrocos feitos em Roma para a embaixada que D. João V enviou ao Papa Clemente XI, em 1716. Um deles, o Coche dos Oceanos, tem na traseira duas figuras a darem as mãos: o Atlântico e o Índico, unidos pelos navegadores portugueses. É propaganda esculpida e dourada, pensada para deixar Roma de boca aberta durante o cortejo... e deixou.

    Mas pergunta sempre de onde vinha tanto ouro. No reinado de D. João V, Portugal vivia do ouro do Brasil, arrancado às minas de Minas Gerais sobretudo por africanos escravizados. Cada folha dourada destes coches tem essa origem, por muito que a talha nos encante. E há outra peça que gela qualquer visitante: o landau onde seguiam o rei D. Carlos e o príncipe herdeiro Luís Filipe a 1 de fevereiro de 1908, quando foram mortos a tiro no Terreiro do Paço. Também ele está guardado neste museu.

    Dois anos e meio depois, em outubro de 1910, caía a monarquia. A rainha que criou este museu partiu para o exílio, perdeu o marido e o filho mais velho, e só voltou a Portugal de visita, já idosa, em 1945. Os coches ficaram. O país mudou de regime, mas não quis deitar fora o seu teatro. Sai agora para a praça ali ao lado, a do jardim com a coluna alta, e olha para o palácio cor-de-rosa.

  3. 3. Palácio de Belém e a coluna de Afonso de Albuquerque

    Praça Afonso de Albuquerque, 1300 Lisboa, Portugal

    Do jardim da praça, com uma estátua no alto de uma coluna, olha para o palácio cor-de-rosa ao fundo, com guardas à porta. É o Palácio de Belém, a residência oficial do Presidente da República. Quando um lisboeta diz que Belém vetou uma lei, não está a falar do bairro: está a falar de quem mora ali dentro.

    O palácio foi casa nobre até D. João V o comprar, em 1726, para ter um refúgio à beira do rio. E o refúgio cumpriu a sua função da forma mais dramática. Na manhã de 1 de novembro de 1755, a família real estava aqui em Belém quando a terra tremeu e o centro de Lisboa ruiu, ardeu e foi varrido pelo mar. Escaparam ilesos. O rei D. José ficou tão marcado que nunca mais quis dormir debaixo de um teto de pedra, e mandou erguer na Ajuda, aqui por cima, um palácio de madeira a que chamaram a Real Barraca.

    Agora vira-te para a coluna. Lá em cima está Afonso de Albuquerque, governador da Índia portuguesa, e na base há relevos com episódios da sua vida. Na escola aprendemos que ele foi o Terrível, o génio militar que tomou Goa em 1510 e Malaca em 1511 e deu a Portugal o controlo das rotas do Índico. Fala-se menos do resto: depois de tomar Goa, os seus homens mataram durante dias a população muçulmana da cidade, homens, mulheres e crianças. Ele próprio o contou, com orgulho, numa carta ao rei.

    O palácio, entretanto, mudou muitas vezes de dono sem mudar de cor. Foi residência real, recebeu reis estrangeiros e, desde a República, aloja os chefes de Estado. A guarda à porta é da Guarda Nacional Republicana, e o render solene da guarda, com cavalos, fardas de gala e banda, é um dos espetáculos gratuitos mais bonitos da cidade. Ao lado fica o antigo Picadeiro Real, de onde saíram os coches que acabaste de ver.

    Uma última curiosidade: o nome Belém vem mesmo de Belém da Judeia, a cidade do presépio. Junto à antiga praia do Restelo havia uma pequena ermida dedicada a Santa Maria de Belém, e foi ela que acabou por dar nome ao bairro inteiro. Contorna agora o palácio pela Calçada do Galvão; a entrada do Jardim Botânico Tropical fica a dois passos.

  4. 4. Jardim Botânico Tropical: o jardim que foi colonial

    Largo dos Jerónimos, 1400 Lisboa, Portugal

    Passa o portão e deixa que o barulho dos autocarros fique para trás: à tua frente abre-se uma alameda de palmeiras altíssimas, lagos com patos, dragoeiros de troncos retorcidos e, se tiveres sorte, um pavão a atravessar o caminho com toda a calma do mundo. É um dos jardins mais tranquilos de Lisboa... e um dos que guarda a história mais incómoda.

    Nasceu em 1906 com outro nome: Jardim Colonial. A ideia era estudar e aclimatar plantas das colónias, café, cacau, borracha, especiarias, para as pôr a render nas plantações de África e da Ásia. Era ciência, sim, mas ciência ao serviço do império. Hoje pertence à Universidade de Lisboa e reúne plantas de quase todas as regiões tropicais do planeta, algumas delas raríssimas na Europa.

    Em 1940, durante a Exposição do Mundo Português, este jardim recebeu a chamada Secção Colonial. Construíram-se aldeias de imitação e trouxeram-se pessoas de Angola, de Moçambique, da Guiné, de Timor e de outras colónias para viverem ali durante meses, à vista dos visitantes, como se fossem peças de exposição. Milhares de lisboetas passaram por elas como quem visita um jardim zoológico. Não é uma metáfora: era o que se fazia em várias capitais europeias desde o século XIX, e Lisboa fez igual.

    Ainda restam marcas desse tempo. Repara no portão de inspiração chinesa, que veio da representação de Macau, e nos bustos de pedra espalhados pelos caminhos, feitos para a exposição para mostrar tipos dos povos colonizados. Durante décadas passaram despercebidos entre as palmeiras. Hoje há cada vez mais gente a olhar para eles de outra maneira, e a perguntar quem eram as pessoas que serviram de modelo.

    E, no entanto, o jardim é de uma beleza que desarma. Os dragoeiros podem viver séculos, as palmeiras da alameda já passaram há muito os telhados, e no verão a sombra aqui é a melhor de Belém. Talvez seja essa a lição deste passeio: os lugares bonitos também têm memória, e uma coisa não apaga a outra. Sai pelo portão do lado do mosteiro e vira para a Rua de Belém. O cheiro a canela vai dizer-te onde parar.

  5. 5. Pastéis de Belém: a receita dos monges desde 1837

    Rua de Belém 84-92, 1300-085 Lisboa, Portugal

    Primeiro sente-se o cheiro a massa folhada e a canela, e só depois se vê a fachada de azulejo azul e branco e a fila, que às vezes se estende pelo passeio fora. Estás à porta da Fábrica dos Pastéis de Belém, aberta em 1837. Um conselho de lisboeta: lá dentro há salas e mais salas, e muitas vezes encontras mesa mais depressa do que chegas ao balcão.

    A história começa no mosteiro aqui ao lado. Em 1820, a revolução liberal abalou o país e, em 1834, as ordens religiosas foram extintas e os conventos fechados. Para sobreviver, alguém do mosteiro começou a vender uns pastéis doces numa pequena loja junto a uma refinaria de açúcar. Os frades partiram, a receita ficou, e em 1837 abriu esta casa para continuar a fazê-los.

    E a receita continua secreta. Diz a casa que só um punhado de mestres pasteleiros a conhece, e que trabalham numa sala fechada a que chamam a oficina do segredo. Há quase dois séculos que Lisboa tenta imitar... e todos os pastéis de nata da cidade, por melhores que sejam, são primos deste. Só os que saem daqui se podem chamar pastéis de Belém.

    Agora, uma pergunta que quase ninguém faz enquanto polvilha canela: de onde vinha o açúcar? Durante séculos, o açúcar que adoçou a doçaria conventual portuguesa veio da Madeira, de São Tomé e, sobretudo, das plantações do Brasil, trabalhadas por africanos escravizados. Em 1837, quando esta casa abriu, a escravatura ainda era legal no Brasil, e só seria abolida em 1888. Os doces de convento, de que tanto nos orgulhamos, também nasceram desse açúcar.

    Dito isto, come-o quente, que é como deve ser. Massa estaladiça que se desfaz em lascas, creme ainda morno, canela e açúcar em pó por cima, à tua medida. Os lisboetas discutem há gerações se o pastel se come com uma bica, com um galão ou sozinho, e ninguém ganha a discussão. Quando acabares, segue pela Rua de Belém para poente: a fachada de pedra que se estende à tua frente, a perder de vista, é o mosteiro onde tudo começou.

  6. 6. Mosteiro dos Jerónimos: um mosteiro pago a pimenta

    Praça do Império, 1400-206 Lisboa, Portugal

    Deixa os olhos correrem pela fachada: são cerca de trezentos metros de pedra clara, rendilhada como se fosse marfim. Ao centro, o portal sul da igreja, cheio de santos, anjos e pequenos baldaquinos, parece um retábulo virado para a rua. É o Mosteiro dos Jerónimos, e muitos de nós achamos que é o edifício mais bonito de Portugal.

    D. Manuel I mandou construí-lo a partir de 1501, no lugar da ermida onde, segundo a tradição, Vasco da Gama e os seus homens passaram a noite a rezar antes de partirem para a Índia, em julho de 1497. E pagou-o com um imposto chamado vintena da pimenta, a vigésima parte das receitas do comércio com África e com o Oriente. Ou seja, o mosteiro foi construído com pimenta, canela e cravinho... e com tudo o que foi preciso fazer para os trazer.

    Repara nos pormenores da pedra: cordas de navio torcidas, a esfera armilar que era o emblema do rei, a cruz da Ordem de Cristo, folhagens e bichos exóticos. É o estilo manuelino, a arquitetura de um país que de repente descobriu o tamanho do mundo. Os mestres principais foram Diogo de Boitaca e, depois, João de Castilho. E o mosteiro aguentou o terramoto de 1755, quando grande parte de Lisboa ficou em ruínas.

    Lá dentro estão os túmulos de Vasco da Gama e de Luís de Camões, frente a frente, trazidos para aqui em 1880; no de Camões, ninguém garante que os ossos sejam mesmo dele. No claustro repousa, desde 1985, Fernando Pessoa, que escreveu a Mensagem sobre este mesmo mar. Mas o meu momento preferido para este sítio está n'Os Lusíadas: quando as naus largam da praia do Restelo, um velho levanta a voz contra a glória de mandar e contra a cobiça. Já em 1572, o grande poema do império duvidava do império.

    Foi também no claustro que Portugal assinou a adesão à Comunidade Europeia, em 1985, e que se assinou o Tratado de Lisboa, em 2007. O mosteiro dos navegadores acabou por ser o lugar onde o país escolheu a Europa. Atravessa a rua e entra no grande jardim geométrico em frente, com a fonte ao centro.

  7. 7. Praça do Império: o jardim da propaganda de 1940

    Praça do Império, 1400 Lisboa, Portugal

    Estás no meio de um jardim enorme e simétrico, com canteiros recortados e uma fonte ao centro, entre o mosteiro, de um lado, e o rio, do outro. Do lado poente ergue-se o bloco de pedra clara do Centro Cultural de Belém. Parece um jardim neutro, bom para passear o cão... mas foi desenhado para uma festa de propaganda.

    Em 1940, o regime de Salazar organizou aqui a Exposição do Mundo Português, para celebrar os oitocentos anos da fundação do reino e os trezentos da Restauração da independência. Esta praça foi aberta para isso, e o arquiteto Cottinelli Telmo comandou uma cidade inteira de pavilhões provisórios. O império colonial era a estrela da festa: o Estado Novo queria mostrar um Portugal eterno, pequeno no mapa da Europa mas enorme no mundo, ordeiro e em paz.

    Repara no momento. A exposição abriu em junho de 1940, poucos dias depois de Paris cair nas mãos dos nazis. Lisboa estava cheia de refugiados que fugiam da guerra e esperavam, às vezes durante meses, um lugar num navio para a América. Enquanto se inauguravam pavilhões e fontes aqui em Belém, milhares de pessoas desesperadas passavam pelos cafés da Baixa com o visto na mão. Duas Lisboas, a poucos quilómetros uma da outra.

    Os canteiros também contam uma história. Durante décadas, desenhados em buxo e flores, estiveram aqui os brasões dos distritos portugueses e das antigas colónias. Foram desaparecendo com o tempo, e há poucos anos a ideia de os recuperar dividiu a cidade: uns viam ali património de jardinagem, outros um elogio ao colonialismo plantado em pleno Belém. A discussão diz muito sobre a forma como o país ainda olha para o império.

    O Centro Cultural de Belém é a resposta de outro Portugal. Foi construído para acolher a primeira presidência portuguesa da Comunidade Europeia, em 1992, e hoje tem salas de espetáculos, exposições e jardins suspensos de onde se vê o rio. Os arquitetos Vittorio Gregotti e Manuel Salgado escolheram uma pedra próxima da do mosteiro, para que o novo conversasse com o velho. Segue para sul, pela passagem subterrânea debaixo da avenida e da linha do comboio, até ao grande monumento branco à beira-rio.

  8. 8. Padrão dos Descobrimentos e Rosa dos Ventos

    Avenida de Brasília, 1400 Lisboa, Portugal

    Põe-te no meio da grande rosa dos ventos desenhada no chão, com um mapa-mundo embutido em pedra, e levanta os olhos para o monumento branco em forma de proa de caravela. À frente vai o infante D. Henrique, com uma pequena caravela nas mãos, e atrás dele sobem, em fila, navegadores, reis, missionários, cartógrafos e poetas, todos de olhos postos no rio.

    O Padrão nasceu em 1940, para a mesma exposição de que te falei, mas em materiais provisórios, para durar uns meses. Em 1960, para assinalar os quinhentos anos da morte do infante, o Estado Novo reconstruiu-o em betão e pedra, para ficar para sempre. Os autores foram o arquiteto Cottinelli Telmo e o escultor Leopoldo de Almeida. Conta as figuras: são trinta e três, e só há uma mulher, D. Filipa de Lencastre, a mãe do infante.

    A rosa dos ventos foi oferecida pela África do Sul e tem cerca de cinquenta metros de diâmetro. No centro, um planisfério marca as rotas e as datas das chegadas portuguesas: Madeira, Açores, o cabo da Boa Esperança, a Índia, o Brasil, o Japão. Vê-se melhor lá de cima, do miradouro no topo do monumento... é um mapa feito para nos sentirmos grandes.

    E é aqui que vale a pena ler o mapa ao contrário. Aquelas datas são chegadas a terras onde já vivia gente, que não precisava de ser descoberta. E as mesmas rotas serviram o tráfico de pessoas: navios portugueses e, mais tarde, brasileiros levaram através do Atlântico quase seis milhões de africanos escravizados, mais do que os de qualquer outro país. No século XVI, Lisboa tinha uma enorme população negra, escravizada na maior parte, que carregava água, varria as ruas e descarregava os navios neste mesmo rio.

    Repara também na data da reconstrução. Poucos meses depois, em 1961, começava a guerra em Angola, e Portugal ia combater treze anos para manter as colónias, quando quase toda a Europa estava a largar as suas. Este monumento foi erguido para dizer que o império era eterno... e o império acabou catorze anos depois. Segue agora para poente pelo passeio ribeirinho, sempre com o Tejo à esquerda, até à doca dos pequenos barcos.

  9. 9. Doca do Bom Sucesso: o rio que recuou e o voo de 1922

    Avenida de Brasília, Doca do Bom Sucesso, 1400 Lisboa, Portugal

    Encosta-te ao gradeamento da doca e olha para os veleiros pequenos a balançar, com os cabos a bater nos mastros ao sabor do vento. Lá ao fundo, rio abaixo, já se vê a silhueta clara da Torre de Belém. É um dos cantos mais calmos desta margem, onde os lisboetas vêm correr, pescar ou simplesmente sentar-se ao fim da tarde.

    Quase tudo o que te rodeia é terra roubada ao rio. No tempo das naus, a água chegava muito mais perto do mosteiro, e a praia do Restelo era o ponto de partida das grandes viagens. Foi dali que Vasco da Gama largou para a Índia, em 1497, e que Pedro Álvares Cabral partiu, em 1500, com a armada que acabaria por chegar ao Brasil. Os aterros do fim do século XIX e do século XX empurraram o rio para longe e criaram a linha do comboio, a avenida e esta doca.

    Mas estas águas viram partir outra viagem, mais recente e igualmente louca. A 30 de março de 1922, dois oficiais da Marinha, Gago Coutinho e Sacadura Cabral, levantaram voo do Tejo, em Lisboa, num pequeno hidroavião, para tentar a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. Levaram setenta e nove dias, perderam dois aviões no mar pelo caminho, mas chegaram ao Rio de Janeiro a 17 de junho, recebidos como heróis.

    O segredo não estava no avião, estava na navegação. Gago Coutinho adaptou um sextante com um horizonte artificial, para medir a altura dos astros mesmo sem ver a linha do mar, e acertou em ilhéus minúsculos no meio do oceano com uma precisão espantosa. Mais de quatro séculos depois das caravelas, dois portugueses voltavam a atravessar o Atlântico a olhar para as estrelas.

    E repara no nome: Bom Sucesso. Vem de uma antiga devoção a Nossa Senhora do Bom Sucesso, que deu nome a um convento, a um forte e a esta doca, e que diz muito sobre gente que, ao partir para o mar, preferia não pensar no contrário. Segue pela beira-rio em direção à torre. São uns minutos a direito, com a água sempre do lado esquerdo.

  10. 10. Torre de Belém: a sentinela e o rinoceronte

    Avenida de Brasília, 1400-038 Lisboa, Portugal

    Aí está ela, a Torre de Belém, de pedra clara, com ameias em forma de escudo, varandas rendilhadas e guaritas redondas cobertas por pequenas cúpulas. De perto é mais pequena do que nas fotografias... e muito mais bonita. Repara que hoje está quase colada à margem, com um passadiço para lá chegar.

    Quando foi construída, entre 1514 e 1519, estava no meio do rio, assente num afloramento de rocha. Era a sentinela da entrada de Lisboa: com outra fortaleza na margem sul, cruzava fogo sobre qualquer navio inimigo que tentasse subir o Tejo. O arquiteto foi Francisco de Arruda, que tinha trabalhado nas fortalezas portuguesas de Marrocos, e há quem veja nas guaritas e nas cúpulas um eco do Norte de África.

    Agora dá a volta pelo lado poente e procura, por baixo de uma das guaritas, uma cabeça de animal esculpida na pedra, com um corno no focinho. Diz-se que é o primeiro rinoceronte esculpido na Europa desde a Antiguidade. Em 1515 chegou a Lisboa um rinoceronte vivo, oferecido por um sultão do Guzerate a Afonso de Albuquerque, que o mandou ao rei. D. Manuel, curioso, pô-lo frente a frente com um elefante, para ver qual era o mais forte... e o elefante fugiu.

    O final é triste. O rei ofereceu o rinoceronte ao Papa Leão X, mas o navio naufragou ao largo de Itália, no início de 1516, e o animal, acorrentado, afogou-se. Nunca chegou vivo a Roma. Mesmo assim, ficou famoso: o alemão Albrecht Dürer, que nunca o viu, fez uma gravura a partir de uma descrição e de um esboço, e foi assim que a Europa imaginou os rinocerontes durante mais de dois séculos, com placas de armadura que não existem.

    A torre também tem um lado sombrio. Com o tempo perdeu a função militar e os pisos de baixo, junto à água, serviram de prisão; conta-se que a maré entrava nas celas. Em 1983 foi classificada pela UNESCO, juntamente com os Jerónimos. Continua pela beira-rio para poente: a uns minutos fica um forte baixo, com uma chama acesa à frente.

  11. 11. Forte do Bom Sucesso e o Monumento aos Combatentes do Ultramar

    Avenida de Brasília, Forte do Bom Sucesso, 1400 Lisboa, Portugal

    Termina-se aqui, diante de um forte baixo e discreto do século XVIII e de um monumento de pedra com uma chama sempre acesa, rodeado de muros com milhares de nomes gravados. É o Monumento aos Combatentes do Ultramar, encostado ao Forte do Bom Sucesso. Quase ninguém que vem à Torre de Belém dá estes poucos passos a mais.

    Os nomes são de militares portugueses mortos na Guerra Colonial, entre 1961 e 1974, em Angola, na Guiné e em Moçambique. Eram rapazes de vinte anos, muitos vindos de aldeias do interior, mandados para uma guerra a que o regime oficialmente nem chamava guerra. Quase todas as famílias portuguesas têm um pai, um avô ou um tio que lá esteve... e muitos voltaram com coisas que nunca contaram a ninguém.

    Do outro lado morreu muito mais gente: combatentes dos movimentos de libertação e civis africanos, em números que ninguém conhece ao certo e que não estão gravados em nenhum muro de Lisboa. Uma memória honesta tem de guardar as duas listas, a que está escrita na pedra e a que não está. É por isso que este lugar pesa mais do que parece.

    A guerra acabou por dentro. Na madrugada de 25 de abril de 1974, os capitães do Movimento das Forças Armadas, cansados de uma guerra sem saída, derrubaram a ditadura, e o povo encheu as ruas de cravos. Em pouco mais de um ano, a Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Angola tornaram-se independentes, e centenas de milhares de portugueses, os retornados, chegaram a um país que muitos mal conheciam.

    Pensa no caminho que fizeste. Começaste numa fábrica de luz, passaste por coches de ouro, por um mosteiro pago a pimenta, por um jardim onde se exibiram pessoas e por um monumento que prometia um império eterno, e acabas aqui, onde esse império terminou. Belém não é só a montra dos Descobrimentos. É o sítio onde Lisboa pode olhar para o passado inteiro, o que brilha e o que pesa. E se ainda tiveres fome... já sabes onde fica a casa dos pastéis.